Corrida de Sacos
Material: Sacos de
serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes.
Número de Participantes: Vários.
Número de Participantes: Vários.
Jogo: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma meta. Todos
os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada
um entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em
direcção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro.
Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos (um em cada saco), abraçando-os. As restantes regras são iguais às da corrida individual.
Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos (um em cada saco), abraçando-os. As restantes regras são iguais às da corrida individual.
A Cabra Cega
Terreno: O terreno deve ser plano e limpo, de preferência sem
buracos.
Número de participantes: Vários.
Objectivo: A cabra cega tenta apanhar os outro jogadores e identificá-los pelo tacto.
Jogo: Põe-se uma venda a um jogador para ser a Cabra Cega .Os outros jogadores andam à sua volta tocando-lhe e dizendo Cabra Cega , mas sem se deixarem apanhar nem ir para muito longe . Quando um jogador é apanhado pela Cabra Cega não pode falar porque esta deve identificá-lo através do tacto .Se conseguir passa então o jogador apanhado a ser a Cabra Cega.
Número de participantes: Vários.
Objectivo: A cabra cega tenta apanhar os outro jogadores e identificá-los pelo tacto.
Jogo: Põe-se uma venda a um jogador para ser a Cabra Cega .Os outros jogadores andam à sua volta tocando-lhe e dizendo Cabra Cega , mas sem se deixarem apanhar nem ir para muito longe . Quando um jogador é apanhado pela Cabra Cega não pode falar porque esta deve identificá-lo através do tacto .Se conseguir passa então o jogador apanhado a ser a Cabra Cega.
Que linda falua
Material: Os meninos.
Terreno: Espaço grande.
Número de participantes: Vários.
Objectivo: Obter o maior número de elementos para ganhar a prova.
Jogo: Dois meninos de mãos dadas escolhem cada um, um nome: de frutos, animais, países ou de outra coisa que quiserem, sem os outros ouvirem. Os restantes meninos fazem uma fila e cantam uma canção:
- Que linda falua que lá vem, lá vem, é uma falua que vem de Belém. Vou pedir ao senhor Barqueiro que me deixe passar, tenho filhos pequeninos não os posso sustentar..., passará ,passará , mas algum ficará, se não for a mãe da frente é o filho lá de trás.
Quando passam por baixo do arco que os dois meninos fazem, fica lá o último menino da fila. Este escolhe um dos nomes que eles propõem e fica atrás do menino que tiver o nome que ele escolheu.
Quando tiverem todos escolhido formam dois grupos, conforme os nomes escolhidos.
De seguida fazem um risco no chão, a dividir os grupos , dão as mãos e puxam na direcção do seu grupo.
O grupo que passar o risco perde o jogo.
Terreno: Espaço grande.
Número de participantes: Vários.
Objectivo: Obter o maior número de elementos para ganhar a prova.
Jogo: Dois meninos de mãos dadas escolhem cada um, um nome: de frutos, animais, países ou de outra coisa que quiserem, sem os outros ouvirem. Os restantes meninos fazem uma fila e cantam uma canção:
- Que linda falua que lá vem, lá vem, é uma falua que vem de Belém. Vou pedir ao senhor Barqueiro que me deixe passar, tenho filhos pequeninos não os posso sustentar..., passará ,passará , mas algum ficará, se não for a mãe da frente é o filho lá de trás.
Quando passam por baixo do arco que os dois meninos fazem, fica lá o último menino da fila. Este escolhe um dos nomes que eles propõem e fica atrás do menino que tiver o nome que ele escolheu.
Quando tiverem todos escolhido formam dois grupos, conforme os nomes escolhidos.
De seguida fazem um risco no chão, a dividir os grupos , dão as mãos e puxam na direcção do seu grupo.
O grupo que passar o risco perde o jogo.
Material: cadeiras e um rádio.
Número de Participantes: Grupo de no mínimo 5 pessoas.
Jogo: Forme um círculo de cadeiras,
com os assentos voltados para fora, com tantas cadeiras quantos forem os
participantes menos uma.
Coloque música a tocar e peça que os participantes "dancem" ao redor das cadeiras.
Quando desligar o som, cada pessoa deve procurar uma cadeira no círculo; como o número de cadeiras é menor que o de participantes, um ficará de fora; este sai da brincadeira.
Tire uma cadeira e recomece; ganha aquele que conseguir sentar - se na última cadeira.
Coloque música a tocar e peça que os participantes "dancem" ao redor das cadeiras.
Quando desligar o som, cada pessoa deve procurar uma cadeira no círculo; como o número de cadeiras é menor que o de participantes, um ficará de fora; este sai da brincadeira.
Tire uma cadeira e recomece; ganha aquele que conseguir sentar - se na última cadeira.
Jogo da macaca
Material: Uma pedra lisa, tintas para desenhar a macaca no chão.
Terreno: Um local de terra ou cimento onde se possa desenhar Número de participantes: Seis a doze jogadores Objectivo: Deitar a pedra dentro de cada casa; Saltar a casa onde está a pedra sem a pisar; Saltar as casas ao pé coxinho apanhar a pedra sem cair e não pisar as riscas.
Terreno: Um local de terra ou cimento onde se possa desenhar Número de participantes: Seis a doze jogadores Objectivo: Deitar a pedra dentro de cada casa; Saltar a casa onde está a pedra sem a pisar; Saltar as casas ao pé coxinho apanhar a pedra sem cair e não pisar as riscas.
Jogo: Atira-se a pedra
para a primeira casa e quando começo a jogar salto ao pé coxinho,
pulando a casa onde está a pedra.
Fazemos o mesmo para todas as casas
até ao fim da macaca.
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